ALUNOS DO 4º ANO PREMIADOS EM CONCURSO DE POESIA SOBRE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL
- 15/10/2025
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Premiação aconteceu na última sexta-feira (10) e revelou o talento das crianças para abordar um assunto delicado e dar importantes recados para a sociedade
Matéria: ASSESSORIA DA PMCL
Uma manhã repleta de orgulho na sede do Executivo Municipal, na última sexta-feira (10). Esse foi o sentimento comum a todos os presentes no cerimonial de premiação dos cinco estudantes da rede de ensino municipal vencedores da categoria poesia sobre Trabalho Infantil - etapa municipal, parte do projeto MPT na Escola 2025 desenvolvido com os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
Os estudantes foram convidados a expressar suas reflexões e ideias sobre a importância de garantir a infância, a educação e os direitos das crianças, transformando sentimentos e pensamentos em versos que sensibilizam e inspiram.
Este concurso é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT) para combater o trabalho infantil e promover os direitos de crianças e adolescentes pela Educação. Ele faz parte do Projeto Resgate a Infância e seleciona trabalhos criativos de estudantes de escolas públicas, incluindo poesia sobre o tema trabalho infantil, que são premiados em diferentes níveis (municipal, estadual e nacional).
Aqui de Campo Largo foram premiados os estudantes:
1º lugar) Fernando Vieira Ramos
Título: Infância Roubada
Escola Municipal do Campo Augusto Pires de Paula (professora Karine Krzyzanovski)
2º lugar) Loren Diniz Soares
Título: Martelo na Mão
Escola Municipal Anchieta (professora Nicolly Garbin dos Santos)
2º lugar) Bianca Ferreira Padilha
Título: Trabalho Infantil, Aqui Não
Escola Municipal Monsenhor Ivo Zanlorenzi (professor Weliton Fedalto)
3º lugar) Paulo Eliã Pires dos Santos
Título: Trabalho Infantil
Escola Municipal João Santana (professora Claudia Stepanski)
3º lugar) Sofia Gonçalves Balcer
Título: Trabalho Infantil
Escola Municipal Vereador José Andreassa (professor Marco Antônio Tavares)
Viés educacional - O secretário de Educação de Campo Largo, Bruno Cézar, destacou a alegria de poder celebrar essa conquista dos estudantes. “É um gênero textual difícil de ser produzido e explorado, e nossos alunos do 4º ano trataram de um tema muito sensível e caro a nós gestores. Estamos criando uma consciência coletiva de que todas as crianças têm esse direito de viverem como crianças. E é um trabalho conjunto e um esforço para manter os direitos adquiridos. Acredito que criança não tem que responder o que quer ser quando crescer, ela tem que ser criança e decidir isso no tempo oportuno. Portanto, é um trabalho de sensibilização da comunidade campo-larguense. Os pais destes alunos premiados devem mesmo se orgulhar dessa conquista, pois temos cinco representantes dentro da participação de dois mil alunos que concorreram nesta categoria”.
Além de agradecer a todos os estudantes que participaram, Bruno parabenizou o trabalho dos professores que orientaram e incentivaram o trabalho em sala de aula, conduzindo a ação apoiados pelo Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR) que disponibilizou material didático-pedagógico para subsidiar o tema em sala de aula, alinhado ao currículo escolar. Assim, os estudantes não apenas aprenderam sobre os direitos da criança, mas também desenvolveram reflexão crítica e criatividade ao se engajarem em atividades pedagógicas, como produções textuais e poéticas.
Viés social - O objetivo do MPT na Escola é conscientizar crianças, educadores e a comunidade sobre a importância de proteger a infância, garantindo que todas as crianças tenham direito à educação, ao lazer e a uma vida segura, livres de exploração. O projeto do Ministério Público do Trabalho foi desenvolvido em Campo Largo por meio de uma ação conjunta das Secretarias Municipais de Educação (SME) e também de Desenvolvimento Social e da Mulher (SMDSM).
Para Fabiano Andreassa, secretário municipal da SMDSM, “esse tipo de ação reforça o próprio trabalho da pasta de garantir os direitos das crianças, de abordar este tema difícil e buscar soluções. É a construção de valores de cidadania, responsabilidade social e respeito, e quanto mais tivermos esse tipo de projeto mais estaremos formando pessoas responsáveis, construindo uma sociedade mais justa em que problemas como esse não existam mais. O poder público não faz nada sozinho e precisa da contribuição da sociedade. Parabenizo os alunos que venceram e conto com vocês no futuro para defenderem os direitos das crianças”.
Shana Zanlorenzi também esteve presente, representando o Conselho Tutelar de Campo Largo, e também prestigiaram os estudantes o prefeito Mauricio Rivabem e a vice-prefeita Chrystiane Chemin, que celebraram a criatividade, o talento e a consciência social dos estudantes do 4º ano.
“Sou filho de professora e me orgulha hoje dizer que temos a terceira melhor educação do Paraná. Aqui respeitamos a formação dos estudantes e isso que o poder público pode fazer para que eles tenham o direito de serem crianças, quebrando o ciclo de antigamente. A realidade mudou e temos que respeitar as fases da vida: a infância e a adolescência. Os vencedores de hoje deste prêmio são exemplo para as 15 mil crianças que estão na nossa rede de ensino, pois o que fizeram é dificil e ajuda todos nós a aprendermos mais sobre a necessidade de erradicar o trabalho infantil”, disse o prefeito de Campo Largo.
Conquista - Os alunos estavam com suas famílias e foi um momento especial de reconhecimento do trabalho feito e da poesia como instrumento de transformação de ideias em mensagens poderosas, reforçando valores como cidadania, direitos da criança e proteção à infância.
Renilda de Fatima dos Santos e Paulo Pires dos Santos, pais do aluno Paulo Eliã Pires dos Santos - que é autista nível 2 de suporte e ficou em terceiro lugar - deixaram um recado para os pais e mães sobre a importância do apoio da família e de acompanhar os filhos: “Deixamos uma frase aqui para as famílias de Campo Largo: mais chão, menos telas. Valorizem o trabalho da escola, é o segundo lugar onde as nossas crianças ficam por mais tempo”, disseram na ocasião. Seu filho realiza quatro horas de terapias intensivas, além da escola, no CEMAE e pelo SUS, e Renilda completou: “a experiência de ter uma família atípica mostrou que o diagnóstico não limita. O Paulo teve, com esse prêmio, sua primeira conquista”.
Confira o poema do estudante Fernando Vieira Ramos que ficou em primeiro lugar em Campo Largo:
INFÂNCIA ROUBADA
CRIANÇA SOFRE COM O TRABALHO INFANTIL,
NÃO SÓ AQUI, MAS EM TODO O BRASIL.
A CRIANÇA DA ESCOLA JÁ DESISTIU,
POR CAUSA DO TRABALHO INFANTIL.
NA LAVOURA, CRIANÇAS ESTÃO TRABALHANDO,
AO INVÉS DE ESTAREM BRINCANDO.
NOS FARÓIS VENDENDO BALINHA,
CATANDO PAPEL, FERRO E LATINHA.
O SONHO DA INFÂNCIA JÁ PERDEU A ESPERANÇA,
CRIANÇA PRECISA É DE INFÂNCIA,
DE CARINHO, CUIDADO E SEGURANÇA,
PARA VIVER COM CONFIANÇA.
NO LIXÃO, NAS RUAS, NO SINAL,
TRABALHANDO SEM PAUSA, SEM NATAL.
DE NORTE A SUL, EM QUALQUER LUGAR.
EXISTE CRIANÇA SEM TEMPO PRA SONHAR.
PENSE COM A GENTE, PARE E REFLITA,
CRIANÇA SOFRENDO NÃO É COISA BONITA.
O FUTURO DEPENDE DA NOSSA AÇÃO,
PROTEGER A INFÂNCIA É NOSSA MISSÃO.
A CRIANÇA É O AMANHÃ, É O FUTURO,
O ADULTO TRABALHA, FORTE MADURO.
LUGAR DE CRIANÇA É NA ESCOLA,
EM MEIO AOS LIVROS, LONGE DA LABUTA QUE TUDO CONTROLA.
13/10/2025
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